São diversos cortes e alguns conhecidos por vários nomes diferentes, opções para fazer receitas com carne bovina não faltam, muito menos a vontade de se deliciar comendo carne de qualidade. O Programa Carne Angus Certificada desenvolveu um mapa de cortes disponível aqui. Nele, temos os principais cortes em Português, Inglês, Francês, Espanhol, Chileno, Italiano e Alemão! Assim você sabe pedir o seu corte preferido em qualquer lugar do mundo 😀
A carcaça bovina é dividida primeiramente em 2 grandes grupos: Quarto dianteiro e Quarto traseiro. No dianteiro do bovino, temos a paleta que se divide nos seguintes cortes raquete, peixinho e coração da paleta, e músculo do dianteiro, e o dianteiro sem paleta que se divide em pescoço, acém, costela do dianteiro, peito e cupim nas raças zebuínas.
Já o quarto traseiro divide-se em traseiro serrote e ponta de agulha. Da ponta de agulha retiram-se os cortes conhecidos como costela do traseiro, vazio ou fraldinha e bife do vazio. O Traseiro serrote é de onde tiramos vários cortes muito conhecidos de todos, ele subdivide-se em Lombo, Alcatra e Coxão. O lombo contém o contrafilé, a capa do filé e o filé mignon, além dos cortes variados destes, como por exemplo o T-bone e o Porterhouse. Na alcatra encontramos a clássica Picanha, Maminha e o coração da alcatra. No grande grupo do coxão temos o coxão mole, o coxão duro, lagarto, patinho, músculo mole e o músculo duro.